Páginas

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Timbó e arredores - Santa Catarina

De São Paulo a Santa Catarina (640 km)
De carro, com o maridão e o filhote com 4 meses e meio.

O DIA DA VIAGEM DE IDA:

Em sentido horário: 1. Carro pronto na noite anterior; 2. De manhã cedo; 3. Parada Rio Vermelho; 4. Barra Velha - SC;
As malas estavam preparadas 3 dias antes da viagem, e na noite anterior montamos o carro, assim na madrugada do Dia “D” o risco de esquecer algo seria menor...

No dia da viagem, acordamos às 4:20 para a mamada da madrugada, trocamos o Baixinho e embarcamos no nosso possante, com destino: Férias!

Foram 4 paradas, uma a cada mais ou menos 2 horas para mamadas, frutinha, troca de fraldas e uma boa esticada nas pernas... E assim foram 12 horas de viagem, de porta a porta.

A viagem foi uma tranqüilidade... O tempo estava bem fresquinho e o pequeno dormiu quase todo o trajeto. O que foi difícil antes da viagem foi saber onde e quais seriam as paradas, pois só tínhamos informação sobre as paradas de Sampa... Mas deu tudo certo...

Fizemos uma parada no FAZENDEIRO (BR 116 km 384), super Baby-friendly, pois o Fraldário, além de ser separado dos toilettes (ou seja, papais podem ajudar...), têm banheira de cerâmica, com água quente, para um banhozinho no bebê – se necessário... Mas eu aproveitei mesmo a água quente para fazer um ‘banho-maria’ na mamadeira de leite materno que estava na bolsa térmica...

A parada seguinte foi na Lanchonete Rio Vermelho (BR 116 km 558), pequeno, só lanchonete, sem posto de combustível. Apesar de ser uma parada típica de caminhoneiros, o que gera um certo preconceito normalmente nos viajantes-tipo-família, o banheiro era excelente. O cuidado e a limpeza geral surpreenderam... E assim o pequeno fez a segunda mamada...

Passando a divisa de São Paulo, existem inúmeras opções com ou sem posto de combustível, na maioria Postos Ypiranga e Petrobras.

Pouco antes de chegar ao nosso destino final, paramos em Barra Velha-SC, e adoramos a paisagem... Subimos no mirante da cidade para esticar as pernas e comer umas guloseimas da nossa ‘lancheira’ especial...

E chegamos ao nosso destino: Timbó, SC, às 17:30... Após exatas 12 horas... Cansados, exaustos e com um filhotinho feliz da vida... Ele se animou todo ao conhecer o primo, com 6 meses, e os dois de cara iniciaram uma conversa ininteligível para os quatro pais babões... rsrsrsrsrs...

Foi delicioso vê-los juntos, gritando e se divertindo e também recompensador após um dia inteiro de viagem.

DIA 1 - COMPRAS:

O dia começou preguiçoso, após uma noite um tanto mal-dormida, pois o bonitinho que dormiu a viagem toda, não conseguiu dormir a noite toda... ;)

E após o café da manhã, nosso e dele, foi a hora de dar uma geral na roupa que foi usada no dia anterior... Conclusão: direto para o tanque de roupas... Pois é, mãe é mãe, e até o que a gente nunca fazia na vida vira nas férias a maior diversão... rsrsrsrs...

Após o almoço, nos animamos e resolvemos fazer os programas de meninas, ou seja, compras... As crianças foram junto e foi aí que descobrimos que – aparentemente – o nosso pequeno ficou um pouco traumatizado com a cadeirinha... Acho que ele pensou que manteríamos ele novamente naquele lugarzinho por mais um dia completo... Tadinho... Mas depois passou...

1. Mundo Encantado Kyly; 2. Os primos devidamente amarradinhos e prontos para o passeio
Visitamos as lojas de fábrica da Altenburg (BR 470, perto da entrada de Pomerode) e da Karsten (na estrada vicinal que leva a Pomerode); Paramos também para uma olhada rápida (e para uma comprinha básica) na loja da fábrica da Kyly, de roupas infantis... ;)

E voltamos cansados para casa e começamos a programar o final de semana, um pouco mais turístico, digamos assim...

DIA 2 – CHURRASCO E POMERODE

Começamos bem tarde o dia... O nosso Baixinho já estava acostumado à preguiçazinha diária, e assim, nosso café da manhã foi bem mais tarde... e retardamos todo a programação para podermos curtir mais a família... Foi dia de churrasquear com um autêntico gaúcho... Estava tudo uma delícia!!! Churras, arrozinho e uma salada verde de batatas que vai entrar para minha coleção de receitas para complementar churrascos... Hummmm... E após o delicioso almoço, já à tardezinha, fomos para Pomerode tomar um típico Café Colonial.

O Café e Confeitaria Paradies Torten fica aberto até às 19h30 e nós chegamos às 19h... Achamos que tudo bem, mas com dois bebês, não é assim que funciona... Enquanto os papais ficaram na mesa com eles, as mamães foram pegar a comidinha... Delícias incríveis, em serviço de Buffet por kilo, pegamos a primeira rodada de salgados... E então foi a vez dos maridões... Quando voltamos para a rodada de doces, eles já estavam retirando as coisas do Buffet!!! E ainda eram 19h15!!! Foi bastante desagradável termos que ficar lembrando os funcionários de que ainda estávamos nos servindo, mas enfim, conseguimos comer... O lugar é realmente lindinho e a comida deliciosa... Foi o serviço que deixou a desejar...

DIA 3 – TIMBÓ E BLUMENAU (salvos pela “Redonda”!!!)

1 e 2. Prefeitura de Timbó; 3 e 4. Restaurante Taphyoka
Era domingo, e fomos passear pelo centro de Timbó à tarde... Descobrimos que a praça que fica em frente à prefeitura da cidade tem Internet WiFi disponível para a população! Bacana, né?!

De lá fomos para a famosa Taphyoca que tem dois estabelecimentos, um em cada margem do rio que corta a cidade... Do lado de cá um restaurante e do lado de lá uma boate... Para chegar de um lado ao outro: uma ponte estaiada! (Imagina como deve ser divertido ver o povo saindo da balada e tentando atravessar a ponte... rs) . A paisagem era realmente muito bonita e conseguimos lindas fotos tipo cartão-postal...

E seguimos para Blumenau, para conhecer a famosa Vila Germânica, onde acontece a Oktoberfest... A propaganda do lugar diz: “Aberto 365 dias por ano” e adivinhem!!!! Das 30 lojinhas só 2... Prestem atenção: só 2 estavam abertas!!! Nem uma mísera chopperiazinha estava aberta para provarmos uma cerveja local!!! E como era domingo, o centro estava todo fechado... Enfim, em vez de comer salsichão e chucrute, fomos a uma deliciosa pizzaria que salvou a noite... A BluPizza tem rodízio de pizzas, massas e ainda frango a passarinho, polenta e batata frita no pacote... Ah e tem também uma maionese verde caseira... Hummm... Bem ao estilo BBB (bom, bonito e barato... e no caso, muito gostoso também!)... E os meninos? Se comportaram muito bem!

O primo já tem uma cadeirinha que se instala direto na mesa e ele acha incrível estar à mesa com todo mundo... Faz uma folia deliciosa! ;) O nosso baixinho ficou no bebê-conforto mesmo... ainda é pequenino para essas peripécias...

DIA 4 – PEGANDO A ESTRADA NOVAMENTE

Momentos de curtição entre primos!
Curtimos os primos ainda pela manhã... Nossos meninos brincaram muito e nós pudemos ficar mais um pouquinho juntos antes de nos despedir e pôr o pé na estrada... Saímos logo depois do almoço com destino a Florianópolis. O dia estava bonito e o Baixinho logo adormeceu no carro, depois de uma mamadeira cheia... Levamos 3h para chegar ao nosso destino: Costão do Santinho. Mas isso vai ficar para o próximo post...

Ana do Viajar é tudibom! disse...

Oi Lilian, que legal vc ter encarado essa viagem de carro junto com o baby.

Adorei o post!
Pena que Blumenau deixou a desejar.
Pomerode só faltou o Zoológico que é muito 10!
Tenho um diário sobre Pomerode, dá uma olhada lá
www.viajaretudibom.blogspot.com

Bjão e aguardo sobre Floripa.
Ana
(ps: Moro em Joinville - a maior cidade do estado de Santa Catarina)